segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Momento da Edificação - aprendendo a fazer perguntas

Introdução:
Uma conversa eficaz em grupo tem método, estrutura e direção. Embora a conversa tenha direção, ela ainda pode ser informal, porque o líder do grupo vai encorajar todos os membros a raciocinar, refletir, participar e contribuir, e isto através de perguntas.

  1. Tenha um objetivo
    • Depois de rever as anotações do seu estudo feito numa passagem, um objetivo específico deve ser formulado. O objetivo é o que o líder quer que o grupo aprenda ou entenda da passagem. "Se você apontar para nada, você vai atingi-lo, com certeza".
  2. Evite perguntas que podem ser respondidas com um “sim” ou “não”
    • "Jesus morreu na cruz por você?" "Os cristãos devem amar os seus vizinhos?" Estas são perguntas válidas, mas elas exigem pouco pensamento. Ao invés de fazer perguntas de "sim" / "não", um líder efetivo vai desenvolver perguntas as quais fazem o aluno se expressar nas suas próprias palavras. "Por que Jesus morreu na cruz?" "O que significa para um cristão amar o seu vizinho?"
  3. Evite perguntas que vão forçar um membro do grupo a concordar.
    • "Isto está certo, não é, José?" Depois de uma pergunta assim, é muito difícil para o membro do grupo reagir honestamente, especialmente se ele não concorda com o que foi dito.
  4. Faça a pergunta do TIPO certo.
    • Se uma opinião é pedida, todas as respostas devem ser aceitas, porque são as opiniões do aluno. "Qual é a sua passagem bíblica favorita?" Esta é uma pergunta de opinião. Não há uma resposta certa ou errada. "O que Jesus orou na sua oração exemplar em Mateus 6?" Há uma resposta para esta pergunta, e a resposta correta deve ser descoberta pelo grupo.
  5. Faça perguntas que dirijam o grupo para o alvo.
    • Estas perguntas são as mais importantes. Há três etapas de perguntas para usar em relação ao estudo bíblico: Observação, Interpretação e Aplicação (veremos com mais detalhes depois)
                
  6. Dê tempo para as pessoas pensarem.
    • Quando uma pergunta é feita, o líder normalmente já tem a resposta na sua cabeça. Mas os membros do grupo acabaram de ouvir a pergunta pela primeira vez. O líder precisa de disciplina para não responder a sua própria pergunta depois que alguns momentos de silêncio se passaram.
    • Um bom líder vai dar aos membros um pouco de tempo para bolar uma resposta. Talvez os membros entendam mal a pergunta, e assim talvez seja a razão de sua hesitação. Se eles entenderem mal, repita a pergunta numa outra forma.
  7. Aproveite as perguntas que saem de outras.
    • Uma resposta de um membro do grupo talvez apresente uma outra área a qual o líder gostaria de explorar ou permitir que o grupo seja mais profundo no assunto que esteja estudando.
  8. Dirija as perguntas de volta para o grupo.
    • É muito fácil para um grupo se tornar uma sessão de perguntas e respostas, com o grupo fazendo todas as perguntas e o líder providenciando todas as respostas. É bom para o grupo ter perguntas, mas o líder deve guiar o grupo a descobrir algumas das respostas por si mesmo.
  9. Use perguntas de clarificação.
    • Uma pergunta de clarificação convida o aluno a "falar mais" sobre o assunto de hoje. "O que você quer dizer? Você pode nos dar um exemplo? Que mais está envolvido? Você pode ser mais específico?" Todas estas são perguntas de clarificação. Estas perguntas não só revelam mais informação, mas incentivam o indivíduo e o grupo a avaliar mais profundamente e aumentar a sua compreensão do assunto.

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