Aprendendo sobre o Momento de Edificação
Dos quatro módulos sugeridos de uma reunião, o momento da edificação é o mais significativo. É nesta hora que Deus irá revelar aos seus filhos a sua vontade através de sua Palavra. A tarefa do líder é facilitar o aprendizado afetivo para que haja mudança de valores. Ao abrir o texto, Deus se revelará usando experiências cotidianas dos membros sendo possível a edificação e a exortação uns dos outros.
1. Os TRÊS modos que as pessoas aprendem:
O primeiro e o mais usado é o cognitivo – pensamento, ensino. A figura mais propícia seria a de um professor na sala de aula usando os seus livros. A ênfase é o conhecimento, para se aprender se faz necessário à lógica.
O segundo seria o uso de modelos – observação, sentimento. O foco principal são os valores. A comunicação estabelecida é por meio da demonstração.
Por último, o uso da aplicação – fazer, sair. Método experimental, não lógico. A estratégia usada se baseia na repetição e na prática. O foco está nas habilidades.
Numa reunião de edificação bem sucedida estes três modos de aprendizagem devem ser explorados.
2. A preparação física para o Momento da Edificação
· Formação circular na sala.
· Evitar distrações (desligar o celular, prender o cachorro).
· Certificar-se que há iluminação suficiente para a leitura da Bíblia e se há ventilação.
3. Dicas para o Estudo
· Facilite a aprendizagem, não ensine.
· Centralize na passagem bíblica; não discuta o sermão do pastor. (quando usar o tema do sermão do sábado).
· Dê oportunidade a todos.
· Faça perguntas abertas.
· Responda perguntas com perguntas.
4. Como Facilitar o Estudo
a) Habilidades de atenção – “atenção” significa apresentar-se fisicamente de modo a demonstrar que se está prestando atenção.
· Encarar os membros.
· Manter contato visual.
· Demonstrar interesse pelas pessoas.
· Evitar comportamento distrativo.
· Interessar-se pelo que dizem.
b) Habilidades de observação – ajuda a avaliar a efetividade da discussão
· Sorrir ou balançar a cabeça pode significar entusiasmo ou compreensão
· Bocejos, olhos vidrados, olhar o relógio sugere tédio.
· Franzir as sobrancelhas ou coçar a cabeça indica confusão.
c) Habilidade de Ouvir
· Ouvir o significado além das palavras
· Ouvir é diferente de escutar, que é meramente o registro da mensagem de outra pessoa
· Responder ao significado (“Você quer dizer que…”) e aos sentimentos (“Você sente que…”).
· Perguntar para esclarecer as palavras, ou usar paráfrases para demonstrar compreensão do que falaram.
d) Habilidade de Perguntar
· Talvez este seja o seu maior desafio. Fazer perguntas que contribua para a edificação do grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário