segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Momento da Edificação - facilitando o aprendizado

Aprendendo sobre o Momento de Edificação

Dos quatro módulos sugeridos de uma reunião, o momento da edificação é o mais significativo.  É nesta hora que Deus irá revelar aos seus filhos a sua vontade através de sua Palavra. A tarefa do líder é facilitar o aprendizado afetivo para que haja mudança de valores. Ao abrir o texto, Deus se revelará usando experiências cotidianas dos membros sendo possível a edificação e a exortação uns dos outros.

1.    Os TRÊS modos que as pessoas aprendem:

O primeiro e o mais usado é o cognitivo – pensamento, ensino. A figura mais propícia seria a de um professor na sala de aula usando os seus livros. A ênfase é o conhecimento, para se aprender se faz necessário à lógica.
O segundo seria o uso de modelos – observação, sentimento. O foco principal são os valores. A comunicação estabelecida é por meio da demonstração.
Por último, o uso da aplicaçãofazer, sair. Método experimental, não lógico. A estratégia usada se baseia na repetição e na prática. O foco está nas habilidades.
Numa reunião de edificação bem sucedida estes três modos de aprendizagem devem ser explorados.

2.    A preparação física para o Momento da Edificação
·         Formação circular na sala.
·         Evitar distrações (desligar o celular, prender o cachorro).
·         Certificar-se que há iluminação suficiente para a leitura da Bíblia e se há ventilação.

3.    Dicas para o Estudo
·         Facilite a aprendizagem, não ensine.
·         Centralize na passagem bíblica; não discuta o sermão do pastor. (quando usar o tema do sermão do sábado).
·         Dê oportunidade a todos.
·         Faça perguntas abertas.
·         Responda perguntas com perguntas.

4.    Como Facilitar o Estudo

a)  Habilidades de atenção – “atenção” significa apresentar-se fisicamente de modo a demonstrar que se está prestando atenção.
·         Encarar os membros.
·         Manter contato visual.
·         Demonstrar interesse pelas pessoas.
·         Evitar comportamento distrativo.
·         Interessar-se pelo que dizem.

b)   Habilidades de observaçãoajuda a avaliar a efetividade da discussão
·         Sorrir ou balançar a cabeça pode significar entusiasmo ou compreensão
·         Bocejos, olhos vidrados, olhar o relógio sugere tédio.
·         Franzir as sobrancelhas ou coçar a cabeça indica confusão.

c)    Habilidade de Ouvir
·         Ouvir o significado além das palavras
·         Ouvir é diferente de escutar, que é meramente o registro da mensagem de outra pessoa
·         Responder ao significado (“Você quer dizer que…”) e aos sentimentos (“Você sente que…”).
·         Perguntar para esclarecer as palavras, ou usar paráfrases para demonstrar compreensão do que falaram.

d)   Habilidade de Perguntar
·         Talvez este seja o seu maior desafio. Fazer perguntas que contribua para a edificação do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário